Documentário: "Quando sinto que já sei"

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Documentário: "Quando sinto que já sei" by Mind Map: Documentário: "Quando sinto que já sei"

1. Piaget

1.1. Linha de pensamento: -Apresenta os conceitos de assimilação e acomodação; - "Toda inteligência é uma adaptação; toda adaptação comporta uma assimilação das coisas do espirito, como também o processo complementar de acomodação"

1.1.1. -Assimilação: refere-se ao ato de atribuir um significado para algo através da construção de um todo; - Acomodação: esta ocorre dada as experiências passadas da criança, todo objeto que a lembre do "todo", liga-se as cadeias associativas e acontece o processo de aprendizagem.

1.2. Atuação do psicólogo: - Fazer uma redação que contenha uma descrição do cotidiano do aluno e que ele relacione estes acontecimentos com a interdisciplinariedade escolar. Por exemplo: Explicar o processo de cozimento dos alimentos, tendo em vista que esta prática ocorre em todas as casas e que se aplica a matérias de física e química.

2. Vygotsky

2.1. Linha de pensamento: - Composto pela dialética, ou seja, pela relação entre aluno e professor, pautada através da linguagem. Portanto a aprendizagem é um fruto da relação humana; - O ser humano é um agregado de relações sociais internalizadas. Ao ter um olhar introspectivo, cria-se instrumentos psicológicos, como os signos e a linguagem que vieram de uma formação ontológica; - Todos aprendem e ensinam o tempo todo, as coisas estão em constante mudança.

2.1.1. Atuação do psicólogo: - Passar a leitura de alguns poemas que dizem respeito a família, como uma primeira etapa. Já em segundo, pediremos a interpretação da criança deste poema. Em terceiro lugar, pedir a elaboração de uma prosa baseado no poema anteriormente apresentado. Em quarto, e último lugar, pedir para que as crianças compartilhem seus feitos com a classe.

3. Paulo Freire

3.1. Linha de pensamento: - Ensinar não é transferir conhecimento, e sim, criar a possibilidade de que se aprenda; - O educando é insubmisso perante ao sujeito suposto saber, trazendo a noção de estar mais próximo do mesmo.

3.1.1. Compartilhar com o sujeito objeto caminhos para que a produção e construção do aprender ocorra.

3.2. Atuação do psicólogo: - Propor uma leitura em cima de alguma matéria de jornal e pedir para que as crianças compartilhem sua visão sobre a matéria designada; - Com a leitura feita, as crianças se reunirão em uma roda para compartilhar suas idéias, não só com o professor, como com seus colegas de classe.

4. NOMES: Gabriel Hodinik RA: 2091061 Gabrielle Neri RA: 2307575 José Gilberto RA: 1989109 Marina Cruz RA: 1993866 Thaís Rabello RA: 2191956

5. De acordo com o documentário "Quando sinto que já sei", é possível destacar que existem inúmeras formas pelas quais o processo de aprendizagem ocorre. A obra cinematográfica supracitada mostra uma forma de aprendizagem que diverge da tradicional forma de ensino. A partir destas conclusões e dos autores aqui explicitados, pode-se afirmar que o processo de aprendizagem vai muito além de normas e costumes impostos previamente pelo sistema educacional. O psicólogo, portanto, possui uma amplitude de processos teóricos que embasam diversos modos de construção do saber, e a partir destes, cabe ao mesmo identificar as demandas da instituição e utilizar as ferramentas mais adequadas juntamente aos teóricos propícios para tal ambiente.