Get Started. It's Free
or sign up with your email address
ATENAS by Mind Map: ATENAS

1. FORMAÇÃO DE ATENAS

1.1. A formação de Atenas deveu-se à ocupação pacífica da região pelos jônios, que fundaram a cidade-Estado.

2. DRÁCON

2.1. Primeiras leis escritas de Atenas, muito severas (ex.: com pena de morte pra qualquer roubo).

3. SOLÓN

3.1. Limitou os excessos da legislação de Drácon, proibição da escravidão por dívidas, participação política censitária (quatro tribos conforme a renda), criação de órgãos públicos (Bulé, Eclésia e Helieu), grande estímulo ao comércio e indústria (padronização de moeda, pesos e medidas, promoveu a entrada de artesãos estrangeiros, etc.)

4. CLÍSTENES

4.1. Acabou com a Tirania e instituiu a Democracia, ao dividir a população em dez tribos com o princípio da isonomia (todo cidadão era igual perante à lei), com cargos preenchidos por eleições e sorteios, ampliou a Bulé (Senado) pra 500 membros, aumentou os poderes da Eclesia (Assembleia popular), criou um mecanismo pra punir cidadãos corruptos chamado ostracismo.

5. CLASSES SOCIAIS

5.1. A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos

6. CIDADÃOS

6.1. Na cidade grega de Atenas, eram considerados cidadãos aqueles que podiam participar da vida política. Ou seja: somente homens, atenienses de nascença, que gozassem de boa situação financeira.

7. DEMOCRACIA

7.1. A principal diferença é que a democracia ateniense era direta, isto é, os cidadãos se reuniam em assembléias e discutiam as leis e o futuro das poleis (cidades - estado gregas). Enquanto a democracia brasileira atual é representativa, ou seja, os cidadãos elegem representantes para legislar e administrar os municípios, estados e o país.

8. ISONOMIA

8.1. é a gestão do coletivo, onde todos os homens estão sujeitos às mesmas leis e normas.

9. ISEGORIA

9.1. consiste no fato de que todos os cidadãos têm igual direito de manifestar sua opinião política.

10. ISOCRACIA

10.1. é o direito de o cidadão participar da administração pública. Espero ter lhe ajudado.