TEORIA DE FOGO

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
TEORIA DE FOGO by Mind Map: TEORIA DE FOGO

1. COMPONENTES DO FOGO

1.1. oxigénio é o principal comburente "

1.1.1. "Calor - É uma temperatura necessária para fazer iniciar a reação. Depois que o fogo se iniciou, ele se torna uma fonte de calor. Exemplos: esqueiro, fósforo, curto circuito, atrito, faísca"

1.1.1.1. É uma sequencia de reações que ocorrem durante o fogo,produzindo sua própria energia de ativação (o calor) enquanto da comburente e combustível para queimar.

1.1.1.1.1. Combustível. É tudo que é suscetível de entrar em combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais, etc).

2. MÉTODO DE PRPAGAÇÃO

2.1. "Condução - É quando um objeto por exemplo o ferro que é colocado uma das partes diretamente ao fogo, em alta temperatura, as moléculas aquecidas se agita e entra em contato com as moléculas que não estão aquecida, aquecendo totalmente o objeto."

2.1.1. Convecção - Quando o ar é transmitido por um massa aquecida, mesmo sem ligação direto com o fogo outro ambiente pode pegar fogo através desse massa muito quente, como pista e edifícios

2.1.1.1. Irradiação - É quando o calor se transmite por ondas caloríficas através do espaço, sem utilizar qualquer meio material.

3. MÉTODOS DE EXTINÇÃO

3.1. Resfriamento consiste em diminuir a temperatura do produto que esta pegando fogo.A agua e o agente mais usada por ter gde capacidade de absorver o calor .O resfriamento e o metodo mais antigo de se apagar incendios.

3.1.1. " Abafamento Consiste em impedir o contato do oxigênio com material combustível. Sendo assim a combustão torna-se mais lenta. Exemplos de materiais diversos usados para abafamento: Areia cobertores espuma"

3.1.1.1. isolamento A Retirada do combustível da área. 1° retirar material que ainda não foi atingido pelo fogo. 2° pode resfriar a área ao lado da propagação do fogo.

3.1.1.1.1. "Quebra da reação em cadeia - O processo de quebra da reação em cadeia, visa a combinação de um agente químico específico com a mistura inflamável, afim de tornar essa mistura não inflamável. Logo, esse, método não atua diretamente num elemento do fogo, e sim na reação em cadeia com um todo."

4. PONTOS DE TEMPERATURA

4.1. "fulgor- Ponto de fulgor, ou ponto de Inflamação, é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor, ou de inflamação, não é suficiente para que a combustão seja mantida."

4.1.1. "Combustão - Para existir a combustão é necessário misturar combustivel com comburente que a maioria das vezes se usa o ar,a combustão é feita de dois modos a com chama e sem chama."

4.1.1.1. "Ignição - O modo de ignição ocorre através do chamado TRIÂNGULO DO FOGO 1- A presença de gás inflamável com a quantidade suficiente 2- A presença de oxigênio com a quantidade suficiente 3- A presença de uma fonte de ignição."

5. FASES DO FOGO

5.1. "1ª Fase INICIAL - É a primeira forma do surgimento das chamas. Nesta fase o oxigênio ainda não esta reduzido no ambiente. Nesta fase a temperatura no ambiente ainda não está tão alta. Nesta fase o calor está sendo consumido para aquecer o combustível. Nesta fase ainda a chama tem cerca de 537°C."

5.1.1. Queima lenta O fogo consome o oxigênio até atingir um ponto onde o comburente é insuficiente para sustentar a combustão. O fogo é reduzido a brasas e o ambiente fica ocupado por fumaça densa e os gases se expandem. esse calor intenso reduz os combustíveis e seus componentes básicos.

5.1.1.1. "Queima Livre- Fase em que o oxigenio ainda é rico no ar e é puxado para dentro do fogo por coveccção Uma inspiração desse ar nessa fase basta para queimar o pulmão. Temperaturas nessa fase no ambiente inteiro chegam até 700° C Nesta fase o fogo alcança sua maior temperatura."

5.1.1.1.1. "Rescaldo - É a operação de repasse, cujo alvo é apagar todos os focos remanescente que possam reacender as chamas novamente."

6. FENÔMENOS

6.1. "Bleve Onde ocorre a ruptura do recipiente de estocagem como consequência do fogo. Seria a explosão de vapores em expansão de líquido."

6.1.1. "Flashover - é o crescimento do incêndio, o calor da combustão pode aquecer pouco a pouco todos os materiais com que eles alcancem, simultaneamente, seu ponto de ignição, produzindo a queima instantânea e ao mesmo tempo desses materiais."

6.1.1.1. Backdraft - Explosão por fluxo de ar que se move dentro do ambiente, por meio de aberturas de uma porta ou janela em um ambiente fechado. Contendo fogo em estado de latência, onde gases e partículas de carbono entram em contado com oxigênio, ocorrendo a explosão.

6.1.1.1.1. Boilover - quando existe a tentativa de apagar com água um incêndio prévio em óleo ou outro petroquímico.)