Meios De Transporte

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Meios De Transporte by Mind Map: Meios De Transporte

1. Transporte Aéreo Desenvolveu-se após a segunda guerra mundial, sendo um dos principais responsáveis pelo encurtamento das distâncias em razão da velocidade que esse modal consegue atingir.

1.1. Vantagens -Velocidade -Elevada capacidade de carga e pessoas -Segurança -Acessibilidade/alcance Desvantagens -Elevado custo de implantação e operacionalização -Baixa flexibilidade -Dependência de condições climáticas Em virtude do alto custo de frete, esse modal transporta cargas de elevado valor agregado e mercadorias urgentes (equipamentos médicos, jóias, equip. eletrônicos e etc...)

1.2. Aviação Civil no Brasil Na década de 1990, o Brasil passou por muitas reviravoltas no setor aéreo, três das quatro empresas mais importantes do país passaram por dificuldades econômicas que levaram à falência e fechamento de duas dessas três empresas Em 2001, a Gol Linhas Aéreas entrou no mercado inaugurando no Brasil uma nova metodologia de operação de voos na prática há algum tempo em países mais desenvolvidos que foi a prática do baixo custo, levando a redução do preço das passagens aéreas, o que levou a uma guerra de preço entre companhias aéreas, o que acabou afetando outros modais.

2. Transporte Aquaviário (Corresponde a todo transporte que utiliza recursos hídricos) -Marítimo -Cabotagem (porto em porto) -Fluvial (rios) -Lacustre (lagos)

2.1. -Baixo custo de operacionalização -Grande capacidade de carga e pessoas -Baixo consumo de energia Desvantagens -Alto custo de implementação -Baixa flexibilidade -Grandes impactos ambientais (Poluicão das águas, desmatamento da mata ciliar, assoreamento, água de lastro e etc...) O transporte aquaviário é um dos principais responsáveis pela intensificação dos fluxos globais de mercadorias, o que possibilita o barateamento de produtos, fazendo uso dos Meganavios, que são navios de grandes dimensões capazes de transportar vários contêiners com vários produtos diferentes, como grãos de café ou iPods.

3. Transportes Terrestres

3.1. Transporte Ferroviário Vantagens: -Baixo custo da operacionalização -Elevada capacidade de carga e pessoas -Possibilidade de uso de várias fontes energéticas -Ausência de congestionamentos Desvantagens: -Alto custo de implantação -Baixa flexibilidade -Dificuldade de implantação em certos terrenos -Infraestrutura ultrapassada -Carência de mão de obra qualificada -priorização de investimentos no setor rodoviário

3.2. Transporte Rodoviário -Grande Flexibilidade -Baixo custo de implantação - Rápida implantação -Complementação da atividade da indústria automobilistica Desvantagens: -Elevado custo de operacionalização, por conta do uso do petróleo -Baixa capacidade de pessoas -Poluição atmosférica Predominância desse tipo de transporte deve-se ao modelo desenvolvimentalista implantado por Juscelino Kubitschek durante a época do "Governar é abrir estradas" Modelo adotado para incentivar a industria automobilística no Brasil e a integração do território.

3.3. Transporte De Energia Corresponde a gasodutos (Gás natural), minerodutos (Minérios), oleodutos (Óleos em geral) e cabos elétricos. Esse transporte é importante por integrar a região produtora de energia com o mercado consumidor, além de ter custo elevado e pouca flexibilidade

4. Apresentação -O processo de circulação ao redor do mundo tornou-se muito mais flexível no contexto da Terceira Revolução Industrial, que também teve a internacionalização de muitas multinacionais, que instalaram suas produções em países emergentes com a finalidade de maximizar os lucros.