Analise de Mercado

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Analise de Mercado by Mind Map: Analise de Mercado

1. O mercado é um conceito que defini um lugar ou espaço abstrato ou não onde ocorrem as trocas de marketing entre compradores e vendedores.

2. Institucional: compostos por escolas hospitais, casas de repouso, presídios postos de saúde etc. Vendas constantes e clientes fiéis, mas vendas baixos valores, levando em consideração o caráter não lucrativo ou filantropo dessas entidades.

3. "O mercado nada mais é que o grupo real ou potencial de compradores que podem comprar um determinado produto ou serviço." (Kotler e Armstrong)

4. O conceito de mercado foi ampliado e atualizado, por isso, definimos mercado como um local físico ou virtual onde os seus stakeholders,como consumidores, fornecedores , concorrentes, prestadores de serviços e intermediários, governo, entre outros, fazem parte da realização de negócios,parcerias comerciais, transações e relacionamentos duradouros para as partes.

5. Marketing de relacionamento tem como objetivos manter o relacionamento longevos e lucrativos com os clientes.

6. O mercado organizacional é caracterizado por empresas que realizam transações comercias de produtos ou serviços com outras empresas.

7. Governamental: órgãos públicos diversos, processo de compra burocrático, os contratos são negociados, as compras são feitas em grande quantidade e ocorrem por meio de licitações.

8. Mercado consumidor: objetivos em vendas realizadas para os consumidores finais, pessoas e famílias, que compram produtos e serviços voltados ao próprio consumo.

9. Uma mudança muito notada pelo mercado consumidor foi a partir dos anos 2000, o aumento de exigências das pessoas em relação á qualidade expectativa de valor dos produtos e serviços usados ou consumidos no dia a dia.

10. Fatores que podem influenciar o consumidor em quatro grupos: culturais, sociais, pessoais e psicológicos.

11. Culturais: os fatores culturais e classes sociais que exercem profunda influencia.

12. Sociais: grupos de referencia, famílias e papéis e status que exercem uma influencia, direta ou indireta, sobre as atitudes ou ao comportamento.

13. Pessoais: caracteristica pessoal, idade e estagio no ciclo de vida, ocupação, situação financeira, estilo de vida personalidades e autoimagem influenciam o comprador

14. Psicológicos: elementos como motivação, percepção, crenças entre outros sinais intangíveis de uma marca, como forma, cor, nome, etc., podem estimular uma compra.

15. A analise de mercado é uma pesquisa de informações de vários elementos que compõem um mercado, permitindo ao empreendedor conhecer melhor as opções para montar o seu negócio.

16. Analise de mercado não tem foco em apenas um fator, mas também em diversos competidores que buscam os mesmos objetivos.

17. Alguns motivos que explicam a mudança de comportamento dos consumidores é o grande aumento do número de vendedores; a maior variedade de ofertas de produtos e serviços oferecidos; o aumento de informação sobre as características dos produtos e serviços.