Os impactos da quarta revolução industrial

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Os impactos da quarta revolução industrial by Mind Map: Os impactos da quarta revolução industrial

1. O Brasil avança rapidamente no uso das tecnologias da quarta revolução industrial em outros setores. No setor agrícola, por exemplo, o uso da biotecnologia e da edição genética amplia consideravelmente a produtividade das plantas.

2. A quarta revolução industrial no Brasil

2.1. Embora a adoção de tecnologias digitais esteja ainda em ritmo lento, há oportunidades para o país. Para aproveitá-las, são necessárias mudanças no sistema de gestão. Inovação e sustentabilidade devem estar integradas em processos como os de gestão de risco, desenvolvimento de produtos, gestão de fornecedores e desenvolvimento de pessoas.

2.2. O Brasil pode aproveitar as tecnologias da quarta revolução industrial para desenvolver e alavancar indústrias intensivas em conhecimento, que beneficiariam da facilidade de "relocalização" geográfica e da abundância de recursos naturais.

2.3. Além disso, as novas tecnologias oferecem inúmeras oportunidades para o desenvolvimento de negócios inclusivos que contribuem para a geração de empregos e para a redução das desigualdades.

3. Impactos econômicos

3.1. Novos modelos de negócios fundamentados em alta tecnologia têm o potencial de contribuir para a redução da desigualdade em regiões subdesenvolvidas. Por outro lado, essas tecnologias também podem formar grandes monopólios globais, pois reduzem drasticamente os custos marginais e permitem enormes economias de escala.

4. Impactos Sociais

4.1. Recentes estudos sobre os efeitos da automação e da inteligência artificial sobre os empregos convergem para as mesmas conclusões; em países como EUA, Japão, Reino Unido e Alemanha, a proporção de empregos em risco prevista para as próximas duas décadas gira entre 35% e 47%. Alguns especialista tem uma visão otimista dessas mudanças e acreditam que novas ocupações e oportunidades de negócios poderão abrigar os futuros desempregados da tecnologia, porém as competências necessárias serão novas.

5. Impactos ambientais

5.1. As novas tecnologias podem contribuir para tornar a produção industrial mais eficiente, com redução de uso de recursos naturais, de geração de resíduos e de consumo de energia. Por outro lado, as novas tecnologias, ao reduzir os sustos de produção e distribuição, podem induzir a um grande aumento de consumo, gerando impactos ambientais negativos.

6. Impactos éticos

6.1. À medida que máquinas adquirem a capacidade de tomar decisões autônomas como, por exemplo, quem contratar uma vaga de emprego e como definir determinado tratamento médico, emergem questões éticas totalmente novas.

7. As principais novas tecnologias

7.1. Inteligência artificial

7.2. Robótica

7.3. Biotecnologia

7.4. Neurotecnologia

7.5. Blockchain

7.6. Internet das coisas (IoT)

7.7. Impressão em três dimensões (3D)