Defesas do Organismo

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Defesas do Organismo af Mind Map: Defesas do Organismo

1. I.Barreiras Naturais: são a nossa primeira linha de defesa.

1.1. Pele:barreira de proteção formada pela camada córnea,que possui a proteína queratina,localizada na epiderme, tonando a pele humana impermeável e impenetrável a muitos micro-organismos. Mas alguns patógenos são capazes de penetrar a barreira como exemplos as cercárias.

1.2. Olhos:barreira de proteção formada pelas lágrimas,por conterem lisozimas em sua composição e manter a umidade da córnea.

1.3. Vias Respiratórias: a barreira de proteção atua na filtração do ar,que são os pelos localizados nas cavidades nasais, que retêm partículas presentes no ar em que respiramos.As partículas que conseguem passar, por serem muito pequenas encontram a barreira de filtração mucociliar.

1.4. Tubo Digestório:temos proteção das secreções digestivas, da acidez da cavidade estomacal e da lisozima existente na saliva.

1.5. Vias Genitais Femininas:a barreira de proteção é a acidez do canal vaginal que evita e protege da proliferação de micro-organismos.

1.6. Vias Urinárias: acidez e fluído contínuo da urina.

2. II.Fagócitos:(são a nossa segunda linha de defesa)são células especializadas em realizar fagocitose,como por exemplo macrófagos(tecido conjuntivo) e neutrófilos.

2.1. Fagocitose é o englobamento do micro-organismo que é digerido pelos lisossomos deste.

2.1.1. Os micro-organismos que não são fagocitados, são possuem sua membrana plasmática expostos na superfície,para serem reconhecidos como antígenos.

2.2. Macrófagos são conhecidos como células apresentadoras de antígenos.

2.3. Diapedese é a capacidade dos glóbulos brancos em sair do sangue,atravessando as paredes dos vasos sanguíneos.

3. Defesas Inespecíficas: ajudam a combater os agentes agressores com barreiras naturais da pele e mucosas, fagócitos e proteínas antimicrobianas.

4. III.Proteínas antimicrobianas: fazem parte também da segunda linha de defesa do organismo.

4.1. O organismo produz algumas proteínas,que são capazes de destruir diferentes tipos de micro-organismos invasores ou impedir a reprodução dos mesmos.

5. Defesas Específicas:(são a nossa terceira linha de defesa) são capazes de atuar apenas contra um tipo específico de patógeno.

6. I.Imunidade Corporal: é realizado pela imunoglobulinas(Ig), também conhecidas como anticorpos.

6.1. Anticorpos:células que combatem antígenos específicos que invadem a célula,geralmente são proteínas ou polissacarídeos estranhos para o organismo.

6.2. Para cada tipo de antígenos existe um anticorpo específico.

6.3. Imunoglobulinas

6.3.1. IgA: anticorpos encontrados na plasma,saliva,no suor,nas secreções nasais,nas secreções traqueobrônquicas, gastrointestinais e no leite (colostro:primeiro leite formado na amamentação). Protegem as mucosas de agressões.

6.3.2. IgD: encontrados em uma quantidade maior nas membranas plasmáticas dos linfócitos B, atuando como RECEPTORES para antígenos.

6.3.3. IgE: encontrados na superfície de mastócitos e de basófilos. Ao se ligar aos antígenos promovem a liberação de histamina(substância que atua nos processos inflamatórios e em respostas alérgicas )Exerce papel de protetor contra vermes.

6.3.4. IgG: são os anticorpos mais abundantes,encontrados livres no plasma. São os únicos capazes de atravessar a barreira placentária para proteção do feto.

6.3.5. IgM: é encontrada no plasma também e na superfície dos linfócitos B.São os primeiros anticorpos que atuam em resposta.

6.4. Imunidade

6.4.1. Ativa Natural:ao receber pela primeira vez um determinado antígeno, o organismo passa a produzir e liberar no plasma sanguíneo uma taxa específico,chamada de resposta imunitária primária.Caso ocorra uma segunda exposição ao mesmo tipo,os anticorpos aumentam mais rapidamente e é a resposta imunitária secundária.

6.4.2. Ativa Artificial: são antígenos ´´forçados´´ a penetrar o organismo por meio de vacinas (medicamentos preventivos).

6.4.3. Passiva Natural: anticorpos recebidos do organismo materno na vida intrauterina(placenta) e após o nascimento(amamentação).

6.4.4. Passiva Artificial: anticorpos recebidos pela aplicação de soros terapêuticos,que são medicamentos curativos.

7. II.Imunidade Celular:realizada por linfócitos T-citotóxicos e linfócitos T-auxiliares.

7.1. Linfócitos T-citotóxicos reconhecem e destroem células infectadas por vírus e células que não são do organismo.

7.1.1. Libera proteínas (perforinas) que abrem orifícios nas membranas plasmáticas provocando a lise delas.Provocam a rejeição dos órgãos transplantados.

7.2. Linfócitos T-auxiliadores reconhecem um antígeno na superfície externa dos macrófagos e estimula a multiplicação dos linfócitos T-citotóxicos e transformação dos linfócitos B em plasmócitos.

7.2.1. Colaboram para a resposta imune celular como a humoral.