Membrana plasmática

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Membrana plasmática af Mind Map: Membrana plasmática

1. Funções: A função da membrana plasmática é: Permeabilidade seletiva, para controlar substâncias que entram e saem das células; Proteger a estrutura celular; Delinear o conteúdo intracelular e extracelular para garantir a integridade celular; Transportar substâncias essenciais para o metabolismo celular; O reconhecimento do material é devido à presença de receptores específicos na membrana.

2. Estrutura da membrana Plasmática: A membrana plasmática apresenta o denominado "modelo do mosaico fluido”. Ele foi desvendado pelos biólogos estadunidenses Seymour Jonathan Singer e Garth L. Nicolson, em 1972. O nome "mosaico fluido" deve-se pela presença de estruturas flexíveis e fluidas, com grande poder de regeneração. A membrana plasmática é quimicamente constituída por lipídios (glicolipídeos, colesterol e os fosfolipídeos) e proteínas. Por isso, é reconhecida por sua composição lipoproteica.

3. A membrana plasmática, membrana celular ou membrana plasmática é um envelope fino, poroso e microscópico, disposto nas células dos procariontes e eucariotos. É uma estrutura semi-permeável responsável pelo transporte e seleção de substâncias que entram e saem da célula. Somente com o desenvolvimento do microscópio eletrônico a membrana plasmática pode ser observada.