Comportamento Respondente Operante

Trabalho do Professora AEC

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Comportamento Respondente Operante af Mind Map: Comportamento Respondente Operante

1. Na maioria das situações, operante e o respondente estão em constante interação

2. Condicionamento clássico se constrói a partir de reflexos, o operante não

3. RESPONDENTE: *Independe de Consequência; *Aprende-se um Novo Reflexo. Operante: *Reforços São Essenciais; *Aprende-se novos padrões e sensibilidade a situações que sinalizam quando o comportamento será provavelmente reforçado.

4. RESPONDENTE: ESSES COMPORTAMENTOS REFLEXOS OU RESPONDENTES SÃO INTERAÇÕES ESTÍMULO-RESPOSTA(AMBIENTE-SUJEITO)INCONDICIONADAS, NAS QUAIS CERTOS EVENTOS AMBIENTAIS ELICIAM RESPOSTAS NO ORGANISMO QUE INDEPENDEM DA APRENDIZAGEM

5. ESSAS RESPOSTAS DE COMPORTAMENTO CHAMAMOS DE REFLEXOS QUE, UMA VEZ CONDICIONADOS , LEVOU O ORGANISMO A RESPONDER A ESTÍMULOS QUE ANTES NÃO RESPONDIA.

6. ESSE COMPORTAMENTO OPERANTE PODE SER REPRESENTADO DA SEGUINTE MANEIRA:R -----------> S EM QUE R É A RESPOSTA E S O ESTIMULO REFORÇADOR

7. ESSE ESTÍMULO REFORÇADOR É CHAMADO DEREFORÇO.O COMPORTAMENTO OPERANTE REFERE-SEA INTERAÇÃO ENTRE SUJEITO-AMBIENTE

8. Reforço - Aumenta o comportamento e ele pode ser positivo: Adiciona um estimulo desejável após o comportamento correto e Negativo: Fuga: Retira o Estimulo e Esquiva ativa: O comportamento evita o Estimulo indesejável; Punição: Diminui o Comportamento e ele também pode ser Positivo caso adiciona um estimulo e Negativo Retira um estimulo desejável.

9. O comportamento Operante é a peça chave do pensamento de Skinner e nada mais é do que a representação da interação do sujeito-ambiente. O sujeito influi, altera, modifica, as contingências (ambiente); logo, o sujeito age em função das consequências dos seus atos - porque S reforça positivamente ou negativamente R.

10. Comportamento Respondente se dá através de uma mudança ambiental, ou seja, uma mudança ambiental que leva a um comportamento específico. S -> R Onde S elicia R

10.1. OPERANTE: É um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento e isso é um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço a CONSEQUÊNCIA de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica. O reforço pode ser positivo ou negativo.

11. Variável Independente: São Condições que antecedem a resposta e a VD: sofre pelas açoes de outra variáveis.