Barroco

Mapa mental descrevendo a cultura Baroca

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Barroco af Mind Map: Barroco

1. Diferentes fases do Barroco: Barroco primitivo (1590 - 1625) Nessa altura, os pintores mais conceituados competiam constantemente por encomendas atribuídas pela Igreja, pelo que foram os primeiros a adoptar estas novas alterações estéticas. Barroco completo (1625 - 1660) Concentrava-se em grandes ornamentos , bem como na fixação de cúpulas e interiores muito vistosos, com sucessões de divisões amplas que terminam em quarto principal. Barroco tardio (1660-1725) As principais formas musicais que surgiram ou se popularizaram durante o Barroco, e mais especificamente neste último período, eles eram o concerto e a sinfonia, assim como a sonata e a cantata. A experimentação musical durante este estágio estava intimamente relacionada ao teatro.

2. Começou na Itália pós-renascentista, nos séculos XVI, cobrindo os séculos XVII e início do século XVIII no contexto geográfico da Europa e das colônias francesas, espanholas e portuguesas americanas.

3. Desenvolvida durante o século XVII e as primeiras décadas do século XVIII, sua difusão atinge toda a Europa e América Latina, e sua dissolução ocorre em diversos momentos em cada país.

4. Principais representantes do barroco: FRANCISCO DE QUEVEDO (1580-1645) LOPE DE VEGA (1562-1635) LUIS DE GÓNGORA Y ARGOTE (1561-1627) TIRSO DE MOLINA (1584-1648) BALTASAR GRACIÁN (1601-1658)

5. Contexto histórico: A literatura barroca espanhola é um período de criação literária que vai desde as primeiras obras de Góngora e Lope de Vega, na década de 1580, até meados do século XVIII. O século mais característico do barroco literário espanhol é o XVII, em que prosaicos como Baltasar Gracián e Francisco de Quevedo atingem o seu apogeu, dramaturgos como Lope de Vega, Tirso de Molina, Calderón de la Barca e Juan Ruiz de Alarcón ou a produção poética dos citados Quevedo, Lope de Vega e Góngora.:

6. Característica de sua poesia: A poesia viveu um período de boom no barroco. A poesia barroca reflete a coincidência de crise, pessimismo e decepção característica desta fase cultural. A poesia do século XVII apresenta uma variedade temática notável: temas renascentistas alternam com motivos barrocos, cada um abordado de uma perspectiva séria e humorística.

7. Información tomada de: 1. Características de la poesía barroca -->https://www.monografias.com/trabajos89/movimiento-del-barroco/movimiento-del-barroco.shtml -->https://www.lifeder.com/etapas-del-barroco/-->https://www.aboutespanol.com/literatura-del-barroco-2206763-->https://www.monografias.com/trabajos/contbarroco/contbarroco.shtml -->https://www.lifeder.com/autores-del-barroco