Normas e Dicas para se redigir um relatório científico.

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Normas e Dicas para se redigir um relatório científico. af Mind Map: Normas e Dicas para se redigir um relatório científico.

1. Resumo com informações básicas

1.1. 1. Vem após a capa 2. última etapa de sua confecção a. Só é possível resumir um texto que já foi escrito. 3. Mínimo de 15 e, máximo, 20 linhas. 4. O resumo deve ter uma pagina só para ele 5. Deve ser feito em um único parágrafo.

2. Estrutura geral resumida do relatório

2.1. 1. Capa 2. Resumo 3. Sumário 4. Introdução 5. Método a. Sujeito b. Ambiente, materiais e instrumentos c. Procedimento 6. Resultados 7. Discussão 8. Referências Bibliográficas 9. Anexos

2.1.1. Capa: 1. Nome da instituição 2. Curso 3. Disciplina 4. Título 5. Nome dos autores 6. Cidade onde foi realizado trabalho 7. Data (mês por extenso e ano)

2.1.1.1. 1. Devem estar alinhado ao centro da página 2. Deve dar uma idéia clara sobre o que se trata o relatório. 3. Referência à motivação. 4. Título e nome do autor devem estar na vertical e horizontalmente centralizados.

2.1.2. Sumário: Deve estar em uma pagina só para ele e conter os seguintes itens:

2.1.2.1. Resumo... Sumário... introdução... Método... Resultados... Discussão... Referências bibliográficas... Anexos...

2.1.3. Introdução: 1. Deve ser apresentado ao leito o assunto referente a seu trabalho. 2. Citar trabalhos de outros autores relevantes para o assunto do que você está tratando. 3. Parte-se do assunto geral para o específico.

2.1.3.1. Uma boa introdução geralmente contém os seguintes itens:

2.1.3.1.1. 1. Um ou mais parágrafo introdutório que fale do assunto estudado de forma bastante clara e atraente; 2. Apresentação do contexto teórico no qual o trabalho se desenvolveu; 3. Apresentação dos termos e conceitos relevantes para seu trabalho; 4. Descrição de forma resumida de trabalhos anteriores ao seu que tratam do mesmo assunto, apresentando método, resultado e discussão desses trabalhos; 5. Problemas que ainda não foram resolvidos na área, relacionando-os às contribuições que seu trabalho proverá para o desenvolvimento da psicologia; 6. Finalizar a introdução com o objetivo do trabalho, explicitando-se as variáveis independente e dependente estudadas.

2.1.3.2. IMPORTANTE: Na introdução, você NÃO apresentará detalhes de como foi feito o seu experimento nem sobre os resultado que encontrou.

2.1.4. Método: 1. Deve apresentar todas as informações necessárias e suficientes para que o leitor de seu trabalho possa entender como ele foi feito. 2. O método é dividido em três partes principais: Sujeito/participantes; Ambiente, materiais e instrumentos; Procdimento:

2.1.4.1. a. Sujeitos/participantes: Sujeitos: Organismos não-humanos. Participantes: Organismos humanos. Deve-se informar quais aquelas características dos sujeitos/participantes que poderiam alterar os resultados de sua pesquisa caso não fossem respeitadas

2.1.4.2. b. Ambiente, materiais e instrumentos: Informa-se-á ao leitor quais foram os recursos necessários para se realizar a pesquisa. As informações giram em torno das características do local onde a pesquisa foi realizada, quais os MATERIAIS (caneta, papel, mesas, brinquedos, etc.) e os INSTRUMENTOS (testes, computadores, softwares, questionários, etc.) utilizados.

2.1.4.3. c. Procedimento: - Detalhes como a pesquisa foi realizada. - Deve-se atender para clareza e para a objetividade da linguagem. - Evitar termos vagos.

2.1.5. Resultados: 1. Deve-se apresentar ao leitor os dados que você coletou, já analisados e descritos em forma de gráficos e/ou tabelas, e descrevê-los para o leitor, informando o que eles significam. 2. Os gráficos devem ser apresentados centralizados horizontalmente. 3. Após inserir o gráfico no texto, faça uma pequena descrição dele, comentando os resultados:

2.1.5.1. Todos gráficos devem ter:

2.1.5.1.1. 1. Título 2. Rótulo dos eixos 3. Legenda, quando necessário. 4. Nome (figura 1: Gráfico de...; Figura 2: Gráfico de..., etc...) e uma descrição do que os gráficos estão mostrando. Alinhe este item com as bordas da figura. 5. O eixo Y deve ter cerca de 80% do tamanho do eixo X (horizontal). 6. É importante que todos os elementos do gráfico sejam facilmente visualizados.

2.1.6. Discussão: 1. Deve-se mostrar se o seu objetivo foi atingido, relatando problemas que você entrou durante a execução do experimento e apontando possíveis modificações para replicações futuras do seu experimento. É conveniente retomar o objetivo do seu trabalho no início da discussão. 2. Todo experimento tem um objetivo. 3. Discussão dos resultados em relação ao objetivo do trabalho, baseado no que os resultados nos dizem.

2.1.7. Referências bibliográficas: Deve-se colocar referência completa dos texto que foram citados no trabalho.

2.1.7.1. Regras gerais

2.1.7.1.1. 1. Coloque nas referências todas as obras que foram citadas no restante do trabalho. 2. Coloque apenas as obras que foram citadas. 3. Ao escrever a referência, se ela ocupar mais de uma linha, as linhas abaixo da primeira devem estar alinhadas a partir da terceira letra da primeira linha (0,7 cm). 4. As referências devem ser colocadas em ordem alfabética (pelo sobrenome do primeiro autor).

2.1.8. Anexos: 1. Representam a última parte do relatório. 2. Em muitos casos sua presença é opcional. 3. Podem conter fotos, desenhos, figuras, instruções, protocolos de registro, dados brutos, ou seja, informações complementares que não seriam pertinentes do texto.

3. Aspecto formais do relatório

3.1. Tipos de fontes, margens, seções, espaçamento entre linhas, seções do relatório, etc.).

3.1.1. Portanto, ao redigir um relatório científico, você deve estar atento ao que escrever e a como escrever.

4. Palavra chave para fácil acesso.

4.1. 1. Palavras-chave devem vir logo após o resumo (saltar uma linha). Deve colocar pelo menos três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;) 2. A primeira letra de cada palavra deve ser maiúscula 3. Uma palavra-chave pode ser composta por mais de uma palavra

5. Conteúdo:

5.1. Informações necessárias e seu resultado.

5.1.1. E esse conteúdo deve ser apresentado de forma clara e objetiva.