Aprendizagem pelas consequencias

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
Aprendizagem pelas consequencias af Mind Map: Aprendizagem pelas consequencias

1. Estímulo: ações externas (ambiente). Resposta: comportamento emitido.

1.1. o comportamento engloba o ambiente e não mais é mecanicamente causado por ele.

2. É aquilo que pode ser objetivamente estudado e pode ser modelado através da administração de reforçadores (R+/R-); modificado através de punidores (P+/P-), o que implica também numa relação causal entre reforço (causa) e comportamento (efeito).

3. O comportamento operante é uma relação organismo-ambiente em que a emissão de respostas de um indivíduo afeta/altera o ambiente, e, a depender desta alteração, respostas semelhantes a estas terão sua probabilidade de ocorrência futura aumentada ou diminuída (Borges, Cassas e Cols., 2012).

4. Comportamento que é positivamente reforçado vai acontecer novamente. As informações devem ser apresentadas em pequenas quantidades, para que as respostas sejam reforçadas (modelagem).

5. Reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer (Moreira & Medeiros, p. 50, 2007). Ou seja, uma relação entre o organismo e seu ambiente, na qual o organismo emite uma resposta (comportamento) e produz alterações no ambiente

5.1. Quando alterações no ambiente aumentam a probabilidade de o comportamento que as produziu voltar a ocorrer (relação organismo-ambiente), chamada de contingência de reforço (Moreira & Medeiros, p.50, 2007).

6. SA – R – SC Eventos Ambientais: SA: estímulo antecedente SC: estímulo consequente Eventos Comportamentais R: resposta

6.1. Reforço positivo (SR+): apresentação de um estímulo reforçador após emissão de resposta desejada – aumenta a frequência da resposta)

6.2. Reforço negativo (SAV-): retirada de um estímulo aversivo após emissão de resposta – aumenta a frequência da resposta)

6.3. Punição positiva (SAV+): apresentação de um estímulo aversivo após emissão de resposta – diminui a frequência da resposta.

6.4. Punição negativa (SR-): remoção de um estímulo reforçador após emissão de uma resposta indesejada – diminui a frequência da resposta