Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Aspiração por Mind Map: Aspiração

1. O que é?

1.1. é um procedimento realizado para retirar secreção pulmonar.

2. Quando fazer?

2.1. Quando o paciente não consegue colocar para fora sozinho.

2.2. quando é possível escultar ruídos.

2.3. quando a saturação cair.

3. Como fazer?

3.1. Fazer na técnica

3.1.1. 1. Higienizar as mãos; 2. Avaliar ruídos respiratórios e mudanças na saturação de oxigênio e a agitação da criança; 3. Realizar ausculta pulmonar bilateral; 4. Selecionar o cateter de acordo com a cânula; 5. A pessoa responsável pela aspiração deverá conectar o cateter de aspiração na borracha do aspirador mantendo a esterilidade do cateter; 6. Ajustar a pressão do aspirador entre 60 – 80 mm H2O; 7. Calçar luva estéril; 8. Lubrificar o cateter com solução salina ou água destilada; 9. Deve-se introduzir o cateter de aspiração sem sucção (com orifício aberto) e só depois ocluir o furo, prevenindo assim o traumatismo da mucosa e/ou barotrauma e respeitando a medida da cânula de traqueostomia; 10. Retirar o cateter com movimentos rotativos ao mesmo tempo em que aspira as secreções; 11. Em cada etapa de aspiração utilizar 5 a 10 segundos; 12. Hiperoxigenar o paciente no decorrer da aspiração para prevenir hipóxia; 13. Repetir o procedimento da aspiração da traqueostomia se necessário; 14. Promover a limpeza da borracha do aspirador, aspirando água estéril para lavar a extensão e proteger a ponta distal da borracha; 15. Higienizar as mãos; 16. Anotar no balanço hídrico a quantidade, aspecto, cor e viscosidade da secreção, assim como os parâmetros do ventilador.

4. O que usar?

4.1.  Luva estéril;  Cateter de aspiração estéril de acordo com o tamanho da cânula endotraqueal;  Seringa de 10ml com água destilada ou soro fisiológico;  Seringa de 1ml;  Luva de procedimento para a pessoa que for auxiliar;  Estetoscópio;  Fonte de vácuo;  Borracha de aspiração com furo;  Fonte de oxigênio;  Caneta azul ou preta.

5. Pontos importantes.

5.1.  A cada procedimento de aspiração deverá ser utilizado um cateter de aspiração estéril novo.  Após o procedimento proteger a ponta da borracha com gaze estéril ou com o invólucro do cateter de aspiração.  A aspiração de água destilada após a aspiração da traqueostomia deve ser realizada para evitar a aderência de secreções na borracha.

6. Após procedimento realizar anotações de enfermagem.