Ásia: aspectos naturais

oi

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Ásia: aspectos naturais por Mind Map: Ásia: aspectos naturais

1. Localização e Caracterização: A maior parte localiza-se no Hemisfério Norte, fazendo fronteira com os continentes: africano, europeu, americano (pelo Estreito de Bering) e Oceania. Área 43.810.582 km2 Países 49 países População 4.462.676.731 habitantes

2. Geografia: O continente asiático é geograficamente bastante diversificado devido à sua grande extensão. Nele, são encontrados diversos tipos de climas, relevo e uma variedade hidrográfica significativa. O relevo caracteriza-se pela presença de terras baixas como o Mar Morto (maior depressão absoluta do mundo) e também de planaltos que apresentam elevadas cordilheiras como a Cordilheira do Himalaia. Algumas regiões encontram-se no chamado Círculo do Fogo (área de grande ocorrência de abalos sísmicos e atividades vulcânicas), portanto, são muito suscetíveis a desastres naturais.

3. Cultura Por abrigar diversos grupos étnicos, a Ásia apresenta uma grande pluralidade cultural. As línguas mais faladas no continente são o mandarim, árabe e o malaio-indonésio. Mas devido à grande diversidade populacional, diversas outras línguas são faladas no continente. As principais religiões no país são: hinduísmo e o budismo. Mas há também representantes do cristianismo, protestantismo, islamismo, xintoísmo e o judaísmo. As tradições e costumes no continente costumam atrair diversos turistas do mundo todo. Segundo o ranking divulgado pelo El País, os dez destinos asiáticos mais visitados em 2017 são|1|: Gansu (China) Yokohama e Kamakura (Japão) Kerala (Índia) Keong Saik (Cingapura) Astana (Cazaquistão) Takayma (Japão) Xi'an (China) Sri Lanka Malaca (Malásia) Raja Ampat (Indonésia)

4. A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial. A Ásia é multicultural, abrigando diversas culturas, etnias, religiões e tradições. Geograficamente, o continente asiático é também muito diverso. No continente, localiza-se algumas montanhas que estão entre as mais altas do mundo, grandes desertos e extensos rios. O povo asiático corresponde a uma das civilizações mais antigas do mundo, iniciada há cerca de 4000 anos. A economia e governos são também variados, visto que o continente é composto por um grande número de países, cada qual com as suas particularidades.

5. Países da Ásia: Os países da Ásia ao todo são 49, entre eles alguns considerados transcontinentais, ou seja, localizados em mais de um continente. Há também no continente asiático territórios dependentes e entidades internacionais reconhecidas, como Hong Kong e Macau.

6. Economia: O país que apresenta a maior economia no continente é a China. O Produto Interno Bruto do país é de aproximadamente US$ 12,24 trilhões. O crescimento econômico do continente deu-se no período pós-Segunda Guerra Mundial. A economia baseia-se principalmente em: Mineração: o continente conta com grandes reservas minerais de petróleo, carvão mineral, ferro, chumbo, zinco e manganês, com destaque para o Oriente Médio, que produz cerca de 30% do total do petróleo explorado no mundo todo. Um dos maiores destaques da agricultura na Ásia é a produção de arroz. Um dos maiores destaques da agricultura na Ásia é a produção de arroz. Agropecuária: Destaque para a agricultura com o cultivo de arroz, trigo, milho, fumo, juta, algodão, pimenta, entre outros, e a pecuária representada pela produção de suínos, ovinos e bovinos. Indústria: As maiores potências industriais da Ásia são: China e Japão e os chamados Tigres asiáticos que correspondem à Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong e Taiwan (territórios que apresentam elevado nível industrial e de desenvolvimento econômico).