5 Princípios Fundamentais de Produtividade

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
5 Princípios Fundamentais de Produtividade par Mind Map: 5 Princípios Fundamentais de Produtividade

1. 整理 Seiri Utilização

1.1. 1 Separar o necessário do desnecessário -> Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

1.2. Só temos como saber separar útil e não útil se soubermos claramente onde desejamos chegar. Qual é o seu objetivo? Diante de um objetivo claro, mensurável, com data definida e relevante a classificação de todos os itens do nosso gemba(Ambiente de trabalho) fica bem mais clara e isso nos permite atingir nosso objetivo de ter locais definidos para cada coisa, e sempre que possível os recursos devem estar identificados, para que possa ter um acesso seguro e rápido.

2. 躾 Shitsuke Disciplina

2.1. #5 Shitsuke – DISCIPLINA

2.2. Autodisciplina essa é a palavra chave! Este senso não se limita apenas aos 4 primeiros sensos, mas também a todas as regras, padrões e valores que você decidir seguir criteriosamente com foco e paixão simplesmente porque você decidiu se tornar o melhor que você pode ser. Fazer os 5S na prática

3. 清掃 Seisō Limpeza

3.1. #3 Limpar e cuidar do ambiente de trabalho, Melhorar o nível de limpeza a cada iteração

3.2. Limpar o seu ambiente de trabalho e elevar tal padrão de limpeza continuamente é um exercício muito profundo. Imagine que o seu ambiente de trabalho reflete aspectos internos seus. O que você percebe que precisa ser limpo? ou O que você pode melhorar? Prezar pela limpeza dos ambientes e instalações facilita a detecção de anormalidades e evita muda(desperdício) em diversos níveis.

4. 清潔 Seiketsu Higiene

4.1. #4 Criar normas e Padrões escritos passo a passo

4.2. Rotinas Triagem Arrumação Limpeza Processos

5. 整頓 Seiton Organização

5.1. #2 Colocar cada coisa em seu devido lugar e Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz

5.2. Refere-se à metodologia de organização, Como você costuma organizar? Quais são os seus critérios? sejam quais fores esses ítens… livros, arquivos, músicas, “pensamentos”, “Emoções”…Experimente organizar em três níveis: A) Separe em Categorias (da maneira que você achar melhor) B)Frequência de Uso (Ex.: Alta, Média, Baixa) C) Elimine o Excesso (Faça uma doação, isso te fará muito bem)