Cárie Dentária: conceitos e terminologia

시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
Cárie Dentária: conceitos e terminologia 저자: Mind Map: Cárie Dentária: conceitos e terminologia

1. ambiente

2. A cárie dentária é uma doença complexa causada pelo desequilíbrio no balanço entre o mineral do dente e o fluido do biofilme.

3. Biofilme x Bactérias

4. As bactérias do biofilme estão expostas pode resultar em flutuações de pH que irão determinar ou não a formação da lesão de cárie

5. O controle da cárie dentária, deve incluir estratégias múltiplas direcionadas aos determinantes no nível do indivíduo, da família e da população.

6. O biofilme se desenvolve em superfícies onde possa amadurecer e permanecer por longos períodos. Se o biofilme não é removido e as bactérias têm acesso a substrato que induz a produção de ácido, a doença cárie se estabelece.

7. Doença multifatorial

8. Desmineralização

9. pH baixo

10. hábitos

11. nutrição

12. As lesões de cárie só ocorrem em áreas nas quais o biofilme encontra-se estagnado

13. Saliva(composição)

14. Flúor

15. Rompimento da homeostase microbiana do biofilme

16. Proliferação de microrganismos cariogênicos

17. Predomínio de eventos de desmineralização perda mineral do dente

18. As lesões que se estabelecem no esmalte/cemento/dentina hígidos são denominadas lesões de cárie primárias e as lesões de cárie que se desenvolvem adjacentes a restaurações são denominadas de cárie secundária.

19. Uma vez que um adequado controle de biofilme seja estabelecido, ou o indivíduo modifique seus hábitos alimentares com a adoção de uma dieta com consumo moderado de carboidratos, o equilíbrio entre os processos de des-remineralização se reestabelece, e a perda mineral é controlada. A progressão das lesões de cárie é paralisada e suas características clínicas são modificadas, assumindo características de inatividade.