C0MUNICAÇÃO CORPORATIVA

Mapa Mental Comunicação Corporativo

시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
C0MUNICAÇÃO CORPORATIVA 저자: Mind Map: C0MUNICAÇÃO CORPORATIVA

1. ESTRUTURAS

1.1. FORMAIS

1.1.1. São estabelecidas de forma vertical, conforme a hierarquia, muito utilizada para comunicar tarefas e serviços.

1.2. INFORMAIS

1.2.1. Fora do eixo de comunicação formal, se estabelece de forma livre, movendo-se em qualquer direção, para satisfação dos grupos e seus membros (chamada popurlamente de rádio peão)

2. DIREÇÃO

2.1. De cima para baixo, a comunicação segue a estrutura da hierárquia no nivel mais alto para o mais baixo. Propagando o conteúdo de metas, tarefas e informações sobre a organização, etc.

2.2. De baixo para cima, a comunicação dos níveis mais baixos para os mais altos. Normalmente propaga o status das atividadesm os problemas que estão a serem superados, o atingimento das metas e objetivos estabelecidos

2.3. Lateralmente, a comunicação entre membros do mesmo nível na organização, de maneira informal, trazendo rapidez e facilidade na troca de informações da organização.

3. BARREIRAS

3.1. Falta de comunicação, muito freguente nas organizações com graves conseguências. Possíveis causas: desmotivação das pessoas, desconhecimento das ações da organização, conflitos, etc.

3.2. Falta de clareza de objetivos, ocorre quando a mensagem não tem conteúdo e forma bem definidos. Exemplo: reuniões sem uma pauta definida.

3.3. Texto fora de contexto, acontece por exemplo, no momento que se divulga uma decisão sem explicar os motivos em questão.

3.4. Filtragem, ocorre quando o emissor manipula a mensagem, de acordo com os seus objetivos e interesses.

3.5. Percepção seletiva, o emissor vê e ouve apenas aquilo que lhe interessa de maneira geral.

3.6. Defensiva, ocorre quanto as pessoas se sentem ameaçadas, geralmente respondendo a comunicação de forma atrapalhada.

3.7. Uso inadequados dos meios, existe uma forma adequada de transmissão de diferentes tipos de mensagens, quando se utiliza o meio inadequado a comunicação será falha.

3.8. Linguagem, considerada a barreira mais comum, a transmissão incorreta do significado pode ter como principais causas pessoais: a idade, educação e formação cultural.

3.9. Efeito status, erro de filtrar ou modificar a mensagem para que seja transmitida no intuito de agradar a perpepção do receptor.

3.10. Impertinência da mensagem, quando as mensagens são transmitidas em momentos inoportunos e desagradáveis.

4. PLANO DE COMUNICAÇÃO

4.1. Um intrumento importante para definir o posicionamento da organização, bem como o quê, quando, como e com quem se comunicar.

4.2. Comunicação para clientes externos, ações de comunicação alinhada com a estratégia da organização, contribuindo para a conquista dos objetivos globais do negócio.

4.3. Comunicação para clientes internos, estratégia de comunicação com objetivos de gerar e compartilhar o conhecimento entre equipes, fomentar a confiança e comprometimento entre os colaboradores, estimular o desempenho de cada profissional, contribuindo para um clima organizacional saudável e criativo.