PRIMEIRO EPISÓDIO DE GUERRAS DO BRASIL.DOC

Laten we beginnen. Het is Gratis
of registreren met je e-mailadres
PRIMEIRO EPISÓDIO DE GUERRAS DO BRASIL.DOC Door Mind Map: PRIMEIRO EPISÓDIO DE GUERRAS DO BRASIL.DOC

1. Início

2. No ano de 1988 a constituição brasileira estabeleceu uma demarcação de terras indígenas. Mas, mesmo com muitas legislações, a guerra ainda permanece. Todos os dias, a toda hora, indígenas lutam e morrem em confrontos com os exploradores de recursos naturais próximos à suas aldeias.

3. Os Portugueses colocaram povos contra outros povos, fazendo com que eles lutassem entre eles mesmos. Daí começou a escravização dos índios.

4. Depois da chegada dos Portugueses ao Brasil, várias embarcações passaram por aqui, sendo assim, dizer que os Portugueses descobriram o Brasil é um erro. Estima-se que 8 à 40 milhões de habitantes viviam no Brasil antes da vinda dos colonizadores. Sendo assim, pode se concluir que aquelas terras já eram conhecidas.

4.1. Na Amazônia, em quase todos os lugares quando escavado, é encontrado alguns vestígios de povos que viveram lá no passado. Naquela época, habitavam cerca de mais de mil povos, que se comunicavam em várias línguas e que tinham culturas diferentes. Não tinha um lugar centralizado, eles viviam em vários lugares espalhados por toda aquela terra.

4.2. Quando os povos que viviam ali viram a chegada dos Portugueses e de outros tripulantes, não tinham noção de quem eles poderiam ser e quais eram as intenções dos mesmos, então se colocaram à disposição para ajudar eles.

4.2.1. Diferentes etnias ensinaram aos tripulantes a andarem e a comerem naquela terra, porque eles não sabiam nem o que poderia comer. Por cerca de 100 anos eles recebiam e curavam todos os brancos que chegavam lá.

5. OS 100 PRIMEIROS ANOS

5.1. Mas, no início do ano de 1530, alguns indígenas reagiam e não aceitavam as práticas que eram impostas pra eles.

5.1.1. Os indígenas eram usados em todo período da colonização. E aqueles que iam contra, eram escravizados e mortos. Muitos deles também morreram com epidemias, que vinham dos navegantes que embarcavam ali.

5.2. Haviam trocas e buscas por especiarias, como por exemplo: o ouro e a prata. Porém como de início não foi encontrado, começou-se a exploração do pau-Brasil, que na época era vendido com alto preço na Europa.

6. A GUERRA AINDA NÂO TEVE FIM

6.1. No ano de 1960, alguns funcionários do SPI e alguns fazendeiros presentearam indígenas da etnia cinta larga com alguns alimentos misturados a arsênico, que é um veneno letal. Por cerca de 3.500 indígenas foram mortos envenenados. Este acontecimento ficou muito conhecido como “Massacre do Paralelo 11” 8.350 indígenas foram mortos durante a época da ditadura militar.